…era já escuro, e Jesus ainda não tinha chegado ao pé deles.” João 6:17
Você já teve uma expectativa sobre determinado projeto e veio uma frustação enorme? Você perguntou: Esse é o plano de Deus para a minha vida? Não é verdade que a paz sempre acompanha a obediência?
Quem sabe os discípulos tivessem a mesma expectativa. Era tarde e a escuridão chegaria a alguns minutos, mas Jesus determinou que entrassem no barco e assim fizeram. Não questionaram a ordem, simplesmente obedeceram.
Qual foi o resultado de terem sido fiéis à ordem de Cristo naquele instante? A frase não é muito alentadora, “…ainda Jesus não havia chegado ao pé deles.” Os discípulos estavam fisgados na tempestade do “Ainda”. Haviam feito exatamente o que Jesus ordenara, e veja o que aconteceu! Uma noite com o mar tempestuoso e Jesus em algum lugar na praia. Sabe, uma coisa é sofrer por fazer coisas erradas. E outra, por fazer o que é certo. Mas acontece, e quando a tempestade explode, carrega para longe a nossa idéia de matemática simples: Se fizer o que é certo, jamais sofrerei. Os discípulos estavam no mar há quase nove horas. João nos diz que eles remaram o equivalente a seis quilômetros. É uma longa noite. Quantas vezes correram os olhos pela escuridão à procura do Mestre? Quantas vezes gritaram o Seu nome?
Por que ele tanto demorava? Por que Deus espera até o dinheiro acabar? Por que ele espera até a doença se prolongar? Sei que ele está sempre certo e que fará o melhor. “Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite, ainda que tardio para com eles? Lc. 18:7
Mesmo que você nada ouça. Ele está falando. Mesmo que você nada veja, ele está agindo.
Então, o que faz Deus enquanto estamos na tesmpestade? Ele vela por nós. Jesus não estava no barco, havia ido ao monte para orar. Marcos 6:46. Jesus orava. Isso é notável. É ainda mais notável que o Mestre não tenha interrompido a oração para atender os seus discípulos gritando no meio do mar revolto. Por quê? Ou ele não se importava, ou confiava na oração! E então, Jesus veio encontrar com eles no meio da noite e acalmou a tempestade!
Do modo certo Deus aparece. Na hora certa ele chega. Deus é por demais sábio para abandoná-lo; é por demais amoroso para machucá-lo. Quando não conseguir vê-lo, confie nele! Ele nunca se atrasa!
“… e dizei a Jesus cada uma de vossas necessidades, e não julgueis que coisa alguma seja demasiado insignificante para que ele lhe dê atenção”. M.M. 1956.